Numa deslocação dificil para a Champions, o FC Porto voltou a não ganhar, já são 3 os jogos sem ganhar e isso é obviamente preocupante quando num clube como o nosso se procura a vitória em qualquer partida.
No entanto, os homens de Lopetegui foram claramente melhores que o Shakhtar e mereciam ter saído de Lviv com os três pontos, apesar de a exibição não ter sido boa. A verdade é que os dois golos dos ucranianos surgem de erros individuais, apesar de no caso de Oliver esse erro estar um pouco relacionada com a falta de qualidade na saída de bola.
A equipa entrou bem no jogo, a dominar e a ter alguma qualidade no seu futebol, esse bom periodo durou pouco tempo, mas o dominio manteve-se até ao fim da primeira parte. Perante um Shakhtar que apresentava grandes lacunas defensivas a equipa conseguia criar algum perigo mas sempre sem apresentar um futebol de grande nivel.
No inicio da segunda parte a equipa sofreu um golo contra a corrente do jogo por uma estupidez de Oliver, numa zona perigosa do campo, o Espanhol decidiu tentar fintar quando se pedia que simplesmente atrasasse ao guarda redes, acabou por manchar uma grande exibição, mas a verdade é que estes erros acontecem e temos que seguir em frente, porque Oliver é pedra fundamental na nossa equipa. O 2-0 surge já quando a equipa estava muito balanceada para o ataque e Maicon perde a bola em zona fatal levando a equipa fosse castigada.
Depois deste golo a verdade é que eram muito poucos os que acreditavam que ainda era possivel fazer algo, mas ainda bem que Jackson acreditou sempre, o capitão, que começou o jogo no banco, entrou juntamente com Quintero por volta dos 60 minutos e foi fundamental apontando os dois golos que nos deram o empate. Mais uma vez demonstrou toda a sua qualidade e importância. Destacar também a entrada em jogo do outro colombiano, que demonstrou que pode ser muito importante tendo em conta a sua qualidade técnica e criatividade, poucos jogadores no plantel têm a sua capacidade para desmontar os autocarros que vão surgindo.
A equipa fez o suficiente para ganhar e se não fossem dois erros ridiculos teriamos ganho, mas isso não implica que as coisas estão bem. A exibição voltou a não ser muito convicente e as opções de Lopetegui deixam a desejar, Aboubakar em vez de Jackson fez muito pouco sentido, a insistência em Herrera também não se compreende e Marcano a 6 a mim não me agrada, não porque tenha jogado mal, porque isso é falso, esteve muito bem naquilo que lhe foi pedido, não falhou nem um bocadinho a nivel defensivo mas a verdade é que a nivel ofensivo não dá o suficiente e Ruben Neves podia e devia ter sido a opção.
A nivel coletivo os erros vão sendo os mesmos semana após semana, pouco jogo interior, falta de qualidade na saída de bola, duvido que sejam corrigidos, porque me parecem que são ideias que o treinador não vai alterar e isso preocupa.
André Lobo (colaborador)
Resumo
Sporttv 1 HD 1440x1080 (5.4Gb)