Primeira Liga 14/15 - 6ª Jornada - Sporting x FC Porto

sexta-feira, 26 de setembro de 2014


Depois de dois empates para o campeonato e tendo em conta que um deles foi contra uma das piores equipas do campeonato, o FC Porto necessitava de voltar às vitórias e apesar de ser um jogo dificil, onde já não há uma vitória portista há alguns anos, vencer era o unico objetivo possivel e não foi atingido.

Lopetegui escalou um onze com Fabiano; Danilo; Indi; Marcano; Alex Sandro; Casemiro; Rubén; Herrera; Brahimi; Quaresma; Jackson. E foi este onze um dos principais problemas da equipa e que conduziram a uma primeira parte horrivel onde o Porto viu o Sporting dominar completamente e a criar oportunidades que lhe poderiam ter permitido dilatar a vantagem de um golo com que chegou ao intervalo. O meio campo como era presivivel não funcionou, este meio campo nunca funcionou bem diga-se e é incompreensivel como continua a ser utilizado. Não há quem ache que jogar com um 6 adaptado a 8 e como elemento mais avançado e ofensivo do meio campo um jogador com as limitações de Herrera possa resultar, aliás, só Lopetegui parece achar. A falta de qualidade técnica e criatividade deste miolo é gritante e espero nunca mais ver estes três jogadores juntos para bem do nosso futebol e resultados. Quaresma também é um dos mistérios da noite, depois de mais uma má exibição mereceu a confiança do treinador, não respondeu bem e se o futebol tem alguma lógica também isso não é de estranhar pois ele raramente respondeu bem esta época.

Lopetegui mexeu ao intervalo e bem, colocando Oliver e Tello, o problema é que os espanhóis deviam ter sido titulares. A segunda parte foi muito melhor, sendo que o Porto sem deslumbrar e a voltar a ter muitos problemas em ataque organizado, conseguiu criar bastantes oportundidades, tendo chegado ao golo e falhado dois golos fáceis. Oliver mexeu de forma clara com o jogo, é incrivel a qualidade e a maturidade deste miudo, é forte em todos os momentos do jogo e faz tudo com sentido e brilhantismo. Tello podia ter sido a figura do jogo, não fosse a sua falta de inteligência, através da sua qualidade técnica e velocidade conseguiu desiquilibrar, mas defeiniu sempre mal, quando podia ter dado o golo a Brahimi ou quando se atirou para a piscina em vez de prosseguir e ficar numa posição muito perigosa.

A equipa precisa de evoluir, hoje mostrou lacunas defensivas que ainda não tinham sido expostas, como o controlo do espaço entre linhas e alguma incapacidade em pressionar, que no entanto foi mais estratégica que outra coisa. Apesar disso o grande problema é ofensivo, como já disse aqui, a equipa não sabe jogar por dentro, nem sequer tenta muitas vezes, procura constantes variações de flanco e vicia o seu jogo. Os lances do Sporting foram muitas vezes criados com jogadas por zonas interiores do terreno, enquanto o Porto ou criava perigo em transição ou por zonas exteriores, é preciso melhorar e muito porque torna-se mais ou menos fácil preparar um jogo contra o Porto pois as jogadas vivem muito das individualidades.
André Lobo (colaborador)
 





Sporttv 1 HD 1440x1080 (4.8Gb)

Sporttv 1 HD 1280x720 (1.5Gb)


Copyright @ 2013 testefcp. Designed by Templateism | MyBloggerLab

Blog Archive

About Metro

Follow us on Facebook